sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Atividade 2.2B - O que é Hipertexto?

* Hipertexto

É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
O hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

* Hipertexto e Educação

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Em hipertextos os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Atividade 1.1 - Quem sou eu como professor e aprendiz

“As tecnologias invadem o nosso cotidiano”. Nós seres humanos estamos cada vez mais encontrando a necessidade de nos manter atualizados e isso nos leva a novas formas de aprender e de relacionar com o nosso conhecimento. As novas tecnologias no nosso cotidiano, apresenta desafios para o educador, modificam as concepções e o papel do professor. Por isso, a nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, é um desafio para a sociedade atual, que demanda esforços e mudanças nas áreas econômicas e educacionais. Para que todos possam ter informações e saibam utilizar as novas tecnologias é preciso um grande esforço educacional, que os alunos saibam dar sentido à informação e transformá-los em novos conhecimentos. Formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática.
Diante dessa realidade, o papel de professor também se altera. Muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar, querem buscar uma nova adaptação ao ritmo e as exigências sociais e profissionais. Colocam-se como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida entre aluno e professor, a aprendizagem acontece para ambos.
A utilização das tecnologias de informação permite que sejam superados medos e resistências ao novo, sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, em atividades de programação de rotinas e processos, de organização, simulação de experiências, etc. Sabemos também que este trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e práticas relacionados com as tecnologias, que consiga relacionar com o seu trabalho pedagógico e aplicá-lo no cotidiano de sala de aula.